terça-feira, 30 de dezembro de 2014

CORRIDA, como complemento das Artes Marciais

Correr ajuda no trabalho cardio-
vascular do atleta
         Você já deve ter ouvido seu treinador ou mesmo os companheiros de treino recomendar correr antes ou depois dos treinos para melhorar seu condicionamento físico, perder peso ou mesmo ganhar mais força. Ai vem á questão dos seus objetivos e o tipo de treino necessário para atingi-los, afinal nem todos os praticantes de artes marciais são ou serão lutadores profissionais, a maioria ainda pratica para melhorar a saúde ou por gostar da modalidade e cabe ao treinador identificar e moldar o treino de acordo com a necessidade da sua turma e seus atletas. Mas quais os reais benefícios da corrida para o treino marcial e principalmente para seu corpo?

         A corrida é uma forma de exercício aeróbico, a frequência cardíaca aumenta durante a atividade. Quando a frequência cardíaca aumenta, todo o sistema cardiovascular (coração e vasos sanguíneos) se exercita. Exercícios regulares fazem o sistema cardiovascular trabalhar de forma mais eficiente, os deixam mais fortes, assim o ajudam a trabalhar com mais eficiência, o coração bombeia mais sangue a cada batida, isso, por sua vez, ajuda os vasos sanguíneos a reterem elasticidade, o maior volume de sangue também carrega mais oxigênio dos pulmões para outras partes do corpo, principalmente para os músculos, os pulmões também se exercitam em função do aumento da frequência respiratória durante uma corrida.

         O efeito mais óbvio da corrida é que ela queima calorias e aumenta a taxa metabólica, ao ritmo no qual o corpo usa energia, isso pode ajudar no controle do peso, correr também tonifica os músculos, principalmente na parte inferior do corpo, o quanto mais bem preparado seu corpo estiver, mais resistência terá e melhor será sua capacidade para transformar gordura em energia. E estar em forma e com o corpo tonificado facilita a realização de outras atividades físicas como as Artes Marciais.

         Então devo calçar meus tênis e sair correndo que vou virar o Bruce Lee? Calma que não é tão simples assim, Artes Marciais se aprende nos Centro de Treinamentos (leia academias), treinos complementares como o nome já diz, servem para complementar seu treinamento e a corrida pode ser um desses complementos, mas como todo exercício deve ter seu objetivo definido de acordo com suas necessidades, pois se você pratica um esporte onde suas lutas terão 5 minutos não adianta correr por uma hora, pois irá perder massa muscular e não ganhará potência, se fara lutas de 20 a 30 minutos (ex.: 5 rounds de 5 minutos), não adianta correr 15 min, ou fazer treinos de explosão, pois assim terá potência mas não terá toda a resistência necessária.


         No geral treinos de 30min a 40 min são suficiente, mais do que isso estará perdendo massa muscular e energia que deveria ser melhor aproveitada nos seus treinos de artes marciais, mas isso não quer dizer que irá correr 30 minutos e pronto, deve sempre tentar se superar, se mês passado corria 5km em 30min, esse mês vou tentar correr 5,5km ou 6km nos mesmos 30min, além de intercalar treinos de resistência com treinos de explosão, 3x à 4x por semana resistência para 2 treinos de explosão (era isso que costumava fazer), mas lembrem-se sempre, cada um é cada um, devemos sempre procurar pessoas qualificadas (nas áreas) para melhor nos instruir sobre todos os tipos de treinamento e para o atleta marcial o mais importante é o treino de luta, nenhum outro treino substituirá o treinamento marcial.


"Lembre-se, corredor é corredor, atleta marcial é atleta marcial."



Sawadee Krap

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

VALE-TUDO ou MMA ?

              São a mesma coisa? Quem veio primeiro? Qual a diferença? Como surgiu?

 Com a explosão que a transmissão de grandes eventos como o UFC - Ultimate Fighting Championship na mídia aberta surgiram muitas duvidas e perguntas sobre essa modalidade esportiva de lutas, então vamos tentar ajudar com algumas informações e um pouco de história.

Sem data de origem definida os primeiros registros de lutas marciais datam do século VII A.C., quando os gregos criaram o Pankration, uma mistura de boxe com luta livre e que chegou a ser o esporte mais popular dos jogos Olímpicos da Antiguidade, o conhecido VALE-TUDO veio se popularizar no século passado com a família Gracie que criaram o Gracie Challenge, onde desafiavam lutadores de outras modalidades para mostrar como os seus lutadores de jiu-jitsu poderiam encarar oponentes de qualquer estilo de luta, e vencê-los, então esses desafios ficaram conhecidos como vale-tudo.
Com o surgimento de novos eventos veio a popularização da modalidade, e com ela sentiu-se a necessidade de incluir novas regras para preservar a integridade física dos atletas e se tornar melhor aceito pela mídia e por grande parte dos telespectadores que achavam as lutas muito violentas, então assim surgiu o MMA (Mixed Martial Arts, ou Artes Marciais Mistas)

Bom, vamos por partes, por enquanto vamos ficar com esse breve resumo, logo volto a descrever um pouco mais sobre cada modalidade, obrigado pela a tenção e o tempo de todos, até a próxima.


Fontes:           

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

O significado do OSS (nas Artes Marciais)

Mas o que significa esse tal de "OSS"?

É, acredito que muitos já ouviram ou viram algum praticante de artes marciais (ou não) falando "oss" no início dos treinos, durante ou mesmo em postagens na internet (principalmente logo após seus professores falarem algo), mas o que significa essa tal de "oss"?

O que percebo é que a grande maioria dos praticantes (isso inclui professores) não sabem seu verdadeiro significado e apenas o repetem porque viram alguém falando, e isso ME IRRITA, pois um professor (o nome já diz) deve saber o que esta passando aos seus alunos (atletas) e ser exemplo para os mesmos, pelo menos no seu horário de treino. Bom mas vamos lá.

OSS, é uma expressão criada na Escola Naval Japonesa, onde na sua maioria eram praticantes de Karatê, sua pronuncia correta é "osu", e é usada universalmente para expressões do dia-a-dia, como sim, por favor, obrigado, entendi, desculpe-me, expressões utilizadas para cumprimentar. Em sua criação era uma abreviação de "Osu" (pressionar) "Shinobu" (suportar), de uma maneira mais simples significa "perseverança sob pressão", uma palavra que resume a filosofia do Karatê.

RESUMINDO, "oss" é uma palavra hoje usa como expressão para cumprimentar, mas com origem no Karatê, onde alem de servir como cumprimento também carrega a mensagem para o carateca "persevera mesmo sob pressão".

Não vejo como errado outros praticantes de artes marciais JAPONESAS utilizar o "oss", mas que pelo menos saibam seu significado e sua origem e repassem para seus alunos e/ou atletas.

Como praticante de Muay-Thai e Savate, no Muay-Thai utilizamos "Sawadee Krap" para os homens e "Sawadee Kha" para as mulheres, já no Savate utilizamos "Salute".

Espero ter ajudado, segue abaixo a melhor explicação que encontrei.

Sawadee Krap


                         -------------------- // -------------------- // -------------------------


Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre. ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Oss_(artes_marciais) )


Notas
A saudação "oss!" é impessoal, independe do grau de simpatia entres os caratecas. Quando um deles se nega por qualquer motivo a responder a saudação, o mesmo fica sujeito as sanções disciplinares previstas, porque tal atitude não condiz co'a filosofia do caratê, seja qual estilo for.

O inicio de tudo...

Boa noite a todos,

Hoje começo esse blog com o intuito de falar um pouco sobre algumas das minhas paixões que me acompanham dês de criança, paixão essas que são os esportes e em principal as Artes Marciais.

Pratiquei e ainda pratico alguns esportes, competi em algumas modalidades, mas sempre os fiz por paixão, por prazer, nunca por moda ou para falar que o fazia, sempre procurei me superar em cada um deles.

Dentre eles pratiquei mountain bike, atletismo, natação, corrida de rua, me aventurei no polo aquático, basquete e principalmente as artes marciais. Nas Artes Marciais passei por alguns estilos que foram eles Taekwondo (1 ano e meio), KickBoxing (6 meses), Kung-fu (wushu) (2 anos). Hoje sou praticante de Boxe (paixão antiga) e praticante e treinador de Muay-Thai (eterna paixão) e Savate (nova paixão). Existem outras modalidades esportivas que sempre despertaram minha curiosidade, mas infelizmente não tive a oportunidade de praticar, o que não me faz deixar de acompanhar sempre que possível.

Espero aqui conseguir expressar da melhor forma possível um pouco do que conheço e principalmente esclarecer dúvidas de amigos, e praticantes de esportes.

Agradeço o apoio e peço a ajuda e apoio de todos com novos temas e correções do que for postado aqui, bom vamos começar.