Mais do que lutas, as Artes Marciais ensinam a ter disciplina, respeito e autocontrole, além de fortalecer o corpo, resumindo, é um meio de contato com o seu espirito, seu corpo e sua mente. Iremos falar um pouco sobre alguns dos benefícios à saúde os quais essas modalidades esportivas podem proporcionar e o porquê de se fazer artes marciais.
Na atualidade, a prática das artes marciais é bem comum no Brasil e no mundo todo, são procuradas por diferentes razões como liberar o stress, saúde, defesa pessoal, desenvolvimento pessoal e social, disciplina da mente, formação do caráter e do crescimento da autoconfiança. Podendo ser praticada por pessoas de todas as idades, desde crianças a vovôs e vovós, todos são bem-vindos, desde que tenham o acompanhamento adequado e sigam as orientações e limites do próprio corpo.
Alguns dos principais benefícios das artes marciais são:
- Ajuda no combate ao stress;
- Melhora no condicionamento físico do praticante, tanto muscular quanto cardiovascular;
- Visível melhora da coordenação motora e de reflexos;
- Melhora do autocontrole e da paciência, através do respeito aos adversários, a humildade e a coragem;
- Melhora o sistema imunológico;
- Trabalha os principais grupos musculares;
- Visível melhora da coordenação motora e de reflexos;
- Melhora do autocontrole e da paciência, através do respeito aos adversários, a humildade e a coragem;
- Melhora o sistema imunológico;
- Trabalha os principais grupos musculares;
- Ajuda na perda e controle do peso;
- Funciona como defesa pessoal.
- Funciona como defesa pessoal.
É correto por crianças para praticar Artes Marciais?
Psicólogos e educadores orientam à prática com a finalidade de mostrarem limites aos filhos bem como valores como respeito, cooperação e disciplina, fundamentais para uma vida mais harmônica com a sociedade. Os benefícios psicológicos são muitos pois a arte canaliza e doutrina para a disciplina e acalma, além dos benefícios físicos inerentes a todos os esportes.
As artes marciais que envolvem combate de maior contato, como o Muay-Thai e o Kickboxing, devem ser evitados aos mais novos devido à imaturidade muscular das crianças. Já o Taekwondo, Judô e Karatê podem ser praticados a partir dos quatro anos.
Algumas crianças com necessidades especiais são campeãs em suas modalidades e apresentam melhora significativa na sua coordenação motora e na sociabilidade, canalizando e direcionando a energia destas.
Como escolher uma modalidade?
Deve-se escolher a modalidade que mais se adapta ao seu temperamento, estilo de vida e objetivos, existe lutas mais movimentadas, exigindo muita repetição de movimentos nos treinos, também existem modalidades mais calmas, com técnicas de lutas no chão. Uma boa dica é sempre pesquisar sobre a modalidade e o professor da mesma, além de fazer uma aula de demonstração para decidir qual melhor te agrada.
Sawadee Krap |
Fontes:
Academia Tatami: http://www.academiatatami.com.br
Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Artes_marciais
Saúde Infantil: http://saudeinfantil.blog.br/2013/07/os-beneficios-das-artes-marciais/
Viva Saúde: http://revistavivasaude.uol.com.br/bem-estar/artes-marciais-para-o-autocontrole/265/
Cruzeiro do Sul: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/476845/pratica-de-artes-marciais-traz-beneficios-a-saude-mas-requer-cuidados
Nenhum comentário:
Postar um comentário