terça-feira, 6 de janeiro de 2015

SAVATE - Boxe Francês, um pouco da sua história...

A Savate ou boxe francês, é um esporte de combate originado antes do século XVIII na França, na qual os pés e as mãos são utilizados para atingir os adversários combinando elementos de boxe com técnicas de chutes. Vindo de um tipo de luta de rua, era muito frequente encontrar combates em Paris e no Norte de França. No Sul, especialmente no porto de Marselha, os marinheiros também desenvolveram um estilo de luta que envolvia pontapés e estaladas com as mãos abertas, o que contribuiu para o desenvolvimento da modalidade. Hoje não são permitidas joelhadas, cabeçadas ou golpes com a canela. Um praticante de Savate é chamado savateur e uma praticante de Savate é chamada savateuse. A luta é praticada com o uso de sapatos, (o que caracteriza o estilo), luvas de boxe e um traje chamado de integral (Hoje não mais obrigatório), Savate quer dizer “bota velha”.
Não se pode atribuir a Savate a um só criador, existiram algumas pessoas que foram os principais colaboradores na criação deste sistema. Entre eles podemos citar Michel Casseux e Joseph Charlemont. Casseux, talvez o mais famoso dentre eles, foi quem padronizou a modalidade no início do século XIX e criou a "Teoria da Savate", onde Casseux classificou a arte em 15 divisões de técnicas de pé ou bota e 15 divisões de bengala (canne) ou bastão.
Em 1845 seu melhor aluno Charles Lecour foi derrotado por um lutador de Boxe Inglês chamado Owen Swift, após essa derrota Lecour, inteligentemente, percebeu que os franceses não estavam tirando vantagem do uso das mãos, e que os ingleses só viam as pernas como recursos de avanço e recuo, o qual começou a combinar o Boxe Inglês com a Savate, foram eliminadas os tapas e as cabeçadas e acrescentado os socos do boxe inglês, começando assim a dar aulas sob a designação de Boxe Francês. No entanto, foi o seu irmão Hubert, o primeiro a ver no Boxe Francês uma arte refinada.
Joseph Charlemont, considerado por muitos o verdadeiro pai da modalidade, por volta do final do século XIX e início do século XX escreveu vários livros nos quais codificou e aperfeiçoou os métodos existentes no Boxe Francês. Charlemont dava muita importancia a precisão dos pontapés e conseguia controlá-los a ponto de colocar um “coup de pied chassé” numa janela e tocar o vidro sem quebrá-lo mas esmagando a mosca que lá se encontrava. Joseph Charlemont, por razões políticas exilou-se na Bélgica, por onde leccionou a arte. Mais tarde regressaria a França e voltaria a dar aulas em Paris, seu filho Charles, excelente praticante e mestre substitui o pai no ensino na capital francesa.
Em 1924, a Savate - Boxe Francês foi desporto de demonstração dos jogos Olímpicos de Paris, tendo o Conde Baruzi, 11 vezes campeão de França, combatendo em duas categorias diferentes no mesmo dia.
Durante o curso do século XX a Savate se tornou amplamente praticada no continente europeu. Foi ensinada nas forças armadas francesas como parte do treino básico, e escolas foram abertas na Bélgica, Suiça, Itália, Alemanha e Holanda. Essa expansão da modalidade chegou a América, inicialmente com escolas nos EUA e Canada.
Depois da 2ª Guerra, a Savate foi praticada por um pequeno núcleo de pessoas. Pois a maioria dos praticantes e mestres morreram na guerra ou se refugiaram em outros países, o grande impulsionador do “renascimento” foi o Conde Pierre Baruzi.
Hoje, a Savate é praticada internacionalmente por homens e mulheres em mais de 90 países e o campeonato mundial acontece a cada dois anos, alternado com o campeonato europeu. Sua prática divide-se em 4 níveis, são eles:
SAVATE – Boxe Francês: A mais disseminada e praticada, um sistema onde o praticante aprende técnicas requintadas de socos e chutes específicos da modalidade, e com combinações simultâneas de mãos e pés onde requer maior movimentação e mais velocidade, sua prática divide-se em 3 níveis de competição:
- Assalto: Esta é uma competição onde o contato físico é limitado, assim como no Karaté Shotokan. O combate é avaliado segundo a técnica dos concorrentes, a precisão dos seus golpes e o controle da potência dos mesmos, este é um nível onde o risco de lesões é menor e vence o combate quem tiver mais pontos e exige um alto nível técnico;
- Combat Pré-contact: Esta competição autoriza o contato físico entre os praticantes, no entanto, ambos utilizam equipamento de proteção como capacetes, braçadeiras e caneleiras;
- Combat Full-Contact: É uma competição onde não é utilizado qualquer tipo de equipamento de proteção por parte dos praticantes, à exceção de uma proteção bocal e de virilhas. São lutas que exigem um melhor preparo físico e mental do atleta, todos os golpes são aceitos e o objetivo principal passa por deixar os adversários fora de combate (nocaute).

SAVATE BATÔN DEFENSE: Modalidade onde o atleta aprende técnicas de defesa pessoal rápida totalmente voltada para a realidade das ruas, é praticado pela polícia francesa, força especial da polícia francesa, exercito francês e pela polícia de outros países.
SAVATE FORME: Sistema onde o aluno desenvolve as técnicas do Boxe Francês, através de uma aula totalmente aeróbica, com musica, voltada para a atividade física onde contribui com o aumento da capacidade física do indivíduo.
SAVATE LA CANNE: Modalidade onde o atleta aprende técnicas de combate com bastão, no qual era utilizado uma bengala, mais precisamente no século XIX, esta modalidade é praticada mais com intuído esportivo e em demonstrações, devido ao fato do bastão utilizado não servi para defesa pessoal, nem ser mais comum a utilização de bengalas como acessórios.

Savate no Brasil

A história do Savate no Brasil começa em 1906 com a chegada ao Brasil da Missão Francesa em São Paulo, com o objetivo de treinar a Força Pública paulista, permanecendo em São Paulo até 1914 . O Savate passa então a fazer parte curricular da Escola de Educação Física da Força Pública (atual Polícia Militar do Estado de São Paulo) desde sua fundação em 1910.

Em 1946 com a chegada do Senhor Renè Des Forest, que desembarca no Brasil após servir nas forças francesas livres, comandadas pelo General Charles de Gaulle. No ano de 1984, Richard Dês Forest (seu filho) se forma em educação física pela UGF ampliando os horizontes do esporte no Brasil. Após alguns anos acumulando experiências internacionais teóricas e práticas na arte do Savate, o mestre Richard recebe das mãos do senhor Richard Sylla, em Vichy na França, o diploma de gant d'argent (luva de prata) e professor. Com este título Richard se torna o único sul-americano formado em savate na França. Em 2000, é enviada à França a primeira equipe de um país sul americano coordenada pelo mestre Richard para um campeonato mundial de Savate. A equipe obtém o sétimo lugar na classificação geral, ficando à frente de grandes potências no esporte como Rússia, EUA, Canadá dentre outros. Atualmente, o mestre Richard encontra-se envolvido com a divulgação do Savate nas diversas áreas de abrangência desse esporte (Savate de rua (defense), Savate combate (combat) e Savate estilo (assault)) e introduzindo essa arte ao mundo do MMA.

Salut - cumprimento do Savate


Fontes:

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Bom dia Samuka,

      Sim já temos Savate em Maceió, no centro de treinamento 082 Fight Club, fica na Ponta Verde na rua Sandoval Arroxelas, 830D.
      Vizinho ao Ipon Karatê e ao Pet Shop Pedigree.

      Excluir